PIELOPLASTIA    VIDEOLAPAROSCÓPICA

 

Técnica Mimamente Invasiva usada para corrigir alterações da via excretora urinária . A Junção Uretero PIélica (JUP), conhecida como canal de saída dos rins, frequentemente é acometida de alterações que causam estreitamento (estenose) deste canal, podendo ser alterações congênitas ou adquiridas. 

 

Muitas vezes este estreitamento pode trazer complicações como dilatação do rim, dores, infecções, formação de cálculos renais  até mesmo perda da função renal. Nestes casos, é necessário realizar uma correção cirúrgica desta alteração, e a cirurgia videolaparoscópica é considerada a técnica que traz melhores resultados.

A cirurgia (pieloplastia) consiste na correção do defeito através da retirada da parte estreitada e realização de uma moldagem (plastia) com o tecido redundante (pieloplastia desmembrada de Anderson - Hynes). Utiliza-se de 3 a 5 orifícios pequenos na região do rim, e implanta-se um catéter interno (duplo J) para moldar a cicatrização do novo canal e evitar complicações. Este catéter é retirado pela uretra após 4 a 6 semanas da cirurgia.

© 1977fernandoborges, All rights reserved.

Urologia 
Dr. Fernando Borges Ribeiro
(66) 3426 - 8651
    • Facebook Social Icon