HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA
A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é uma condição muito comum em homens adultos. Ela é caracterizada pelo crescimento nodular de uma das regiões da próstata, que ocorre a partir dos 40 anos. Por se localizar logo abaixo da bexiga e envolver a o canal da urina, o crescimento da próstata pode comprimir a uretra, diminuindo o seu calibre e dificultando ou impedindo a passagem da urina. A urina estagnada favorece o aparecimento de infecções e cálculos urinários.
As causas da HPB ainda são desconhecidas. Entretanto, acredita-se que sejam vários fatores simultâneos como idade, história familiar, presença de níveis elevados de hormônios masculinos (testosterona) e alterações genéticas. A HPB pode levar a um aumento tão importante do tamanho da próstata que o indivíduo passa a ter dificuldade em urinar e a ter sintomas relacionados á bexiga, podendo até mesmo causar retenção urinária completa causando muitas dores, necessitando de tratamento urgente e passagem de sonda para desobstrução urinária.
Os sintomas estão divididos entre dois grupos e podem ser obstrutivos ou irritativos:
-
Obstrutivos - relacionados à obstrução do fluxo urinário. Os mais comuns são:
-
Jato urinário fraco e intermitente (com interrupções)
-
Esforço para urinar
-
Dificuldade ou demora em iniciar a micção
-
Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga (resíduo miccional)
-
-
Irritativos - relacionados à irritabilidade da bexiga, que é decorrente do aumento da massa muscular da bexiga. Os mais comuns são:
-
Aumento da freqüência urinária
-
Necessidade de acordar várias vezes à noite para urinar
-
Presença de sangue na urina
-
Dor e sensação de queimação no ato de urinar
-
Necessidade urgente de urinar
-
Os sintomas obstrutivos e irritativos não estão relacionados apenas à HPB. Portanto, o indivíduo que apresenta um ou mais desses sintomas deve procurar seu urologista para buscar o correto diagnóstico.